• Região Metropolitana 23°C 33°C
  • Mata Norte 22°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 35°C
  • Sertão de Pernambuco 23°C 39°C
  • Sertão de São Francisco 17°C 39°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

Calor e umidade baixa

 

Calor e umidade baixa

Notícias

 

A inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol é que define as estações do ano, e esta inclinação ocorre de acordo com o movimento de Translação da Terra (uma volta completa em torno do sol). No período de março a setembro, a inclinação da Terra favorece que os raios solares atinjam diretamente o Hemisfério Norte, enquanto que a partir de setembro até março os raios solares passam a ser diretos no Hemisfério Sul, por isso no Brasil esse é o período mais quente naturalmente.

Em setembro ocorre o equinócio da primavera começando o período de maior disponibilidade de energia no Brasil, por isto as temperaturas começam a se elevar gradualmente até a chegada do verão. Além disto, os meses que terminam em BRO (set-dez) é o período que a umidade do ar é menor na maior parte do Brasil, considerado período seco, ocorrendo temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) provocar vários problemas de saúde (desidratação,  complicações respiratórias, ressecamento da pele, sangramento do nariz, etc), mais detalhes podem ser observados em nosso Aviso de Umidade Baixa no site:
https://www.apac.pe.gov.br/component/aviso/?id=105&catid=65

No estado de Pernambuco, as condições do clima não estão tão graves como nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também estamos em estado de atenção, pois no Sertão as temperaturas máximas estão próximas dos 37 °C e as umidades relativas do ar estão abaixo dos 20%. É importante dizer que nestas últimas semanas as temperaturas estão entre 2 °C e 3 °C acima da média dependendo da região, mas em anos anteriores os valores foram maiores que o ano atual.

Nos anos de 2015 e 2019 foram registrados os maiores valores de temperatura, com vários municípios tendo recordes e em alguns pontos a temperatura ultrapassou os 41 graus. Assim, é importante acompanhar a previsão do tempo, e a evolução dos valores nos próximos meses, principalmente no Sertão, pois nos meses de novembro e dezembro normalmente ocorrem valores maiores de temperatura do ano. A APAC todos os anos emite alertas de umidade baixa nestes meses, sempre que os valores ficam menores que 20%, por tanto, a sociedade pode acompanhar estas informações em nosso site e também em nossas redes sociais.