• Região Metropolitana 21°C 32°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Técnicos da Apac publicam artigo sobre os sistemas aquíferos de múltiplas camadas na Região Metropolitana de Recife

Projetos

Os técnicos da Gerência de Outorga e Cobranças da Apac, Thyego Silva, Mariucha Lima e Mateus Albuquerque produziram o artigo: “Hidrogeoquímica e composições isotópicas de sistemas aquíferos de múltiplas camadas na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco (NE do Brasil): Uma abordagem integrada usando análises estatísticas multivariadas”.

Foto p. artigo

A iniciativa do artigo surgiu com a intenção de melhor conhecer as características dos recursos hídricos subterrâneos que devem ser manejados adequadamente para uma vida duradoura dos mesmos.

A Região Metropolitana do Recife (RMR) de Pernambuco, Nordeste do Brasil, constituem uma fonte de água potável estratégica para a quarta maior área metropolitana do Brasil (3216 km 2 ; ~ 3,76 milhões de habitantes; IBGE, 2010).

No entanto, o aumento significativo na demanda devido o aumento da população, turismo e atividade industrial (desde os anos 70) dentro e fora das grandes cidades, levaram à retirada exacerbada de água subterrânea; agravada devido aos problemas com o abastecimento de água (por exemplo, racionamento de água) que durante secas prolongadas, como as experimentadas durante as décadas de 1990 e 2010, levaram à perfuração acelerada de novos poços.

Uma vez que a água subterrânea é uma importante fonte estratégica de água potável para o RMR, é necessário um conhecimento profundo da hidrogeologia e da hidrogeoquímica regional. Neste sentido, compreender a hidrogeologia, incluindo os aspectos hidroquímicos, por exemplo, origem, processo de salinização e fontes de contaminação, é um ponto importante para prevenir futura deterioração dos recursos hídricos subterrâneos e para evitar riscos para a saúde da população RMR.

Desta forma, o artigo teve por motivação: fornecer uma visão qualitativa e quantitativa regional que poderá ser usada como um diagnóstico para monitorar a evolução hidroquímica (de qualidade da água) relacionada principalmente à degradação futura, além de permitir ações de um melhor gerenciamento dos recursos subterrâneos que são tão importantes para o futuro abastecimento da população da RMR.

O artigo foi publicado no periódico internacional: Journal of South American Earth Sciences em abril de 2020 e pode ser acessado e baixado por esse link

authors.elsevier.com/a/1cuYx_KNqlfEzA