• Região Metropolitana 23°C 32°C
  • Mata Norte 22°C 32°C
  • Mata Sul 22°C 33°C
  • Agreste 18°C 34°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 35°C
  • Sertão de São Francisco 20°C 35°C
  • Fernando de Noronha 26°C 32°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

A Apac e Facepe realizaram reunião de partida do edital FACEPE de estudos e pesquisas para políticas públicas estaduais

Projetos

A Apac e Facepe realizaram reunião de partida do edital FACEPE de estudos e pesquisas para políticas públicas estaduais

Na manhã desta quinta-feira (21) foi realizada a primeira reunião referente aos projetos do edital Facepe de estudos e pesquisas para políticas públicas estaduais para gestão dos recursos hídricos. A presidente da Apac, Suzana Montenegro realizou apresentações das atividades e produtos desenvolvidos na Agência a todos os pesquisadores participantes da reunião. Na sequência foram apresentadas as propostas de estudos e projetos a serem executados no âmbito do edital.

O projeto de desenvolvimento de ferramentas computacionais de análise e classificação de danos potenciais associados em barragens de acumulação de água, terá a coordenação do professor Doutor da UFPE, José Almir Cirilo.

O objetivo desse projeto é otimizar as ações realizadas no âmbito da Gerência de Segurança de Barragens da Apac, a partir do processamento de dados com rotinas automatizadas.

Também foi realizada a apresentação do projeto de Sistema de informações geográficas e cartografia geomorfológica como ferramenta de suporte a decisão para desenvolvimento de base de dados em SIG com ênfase em aspectos hidromorfológicos, coordenado pelo doutor Kleber Lima.

O professor Djalmel Sadock fez a apresentação do projeto Sentineta - internet das coisas a serviço da gestão dos recursos hídricos, desenvolvido por pesquisadores da UFPE, IFPE e Iara tecnologia.

O professor doutor em meteorologia agrícola, Thieres Silva falou sobre o desenvolvimento e implementação do serviço agrometeorológico do Estado de Pernambuco, com objetivo de reduzir as perdas agrícolas com base em dados do clima, através das ferramentas já utilizadas na Apac, como o Monitor de Secas e modelos meteorológicos.