• Região Metropolitana 23°C 32°C
  • Mata Norte 22°C 32°C
  • Mata Sul 22°C 33°C
  • Agreste 19°C 34°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 23°C 33°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

CARUARU É SEDE DOS SIMPÓSIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE E DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Evento

CARUARU É SEDE DOS SIMPÓSIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE E DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Neste domingo (07) foi realizada a solenidade de abertura do XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste e do 15º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa. O evento foi realizado na Capital do Agreste Pernambucano, Caruaru.

WhatsApp Image 2022 11 07 at 09.06.25

O evento contou com a participação de autoridades internacionais, nacionais, representantes do Governo Estadual e Municipal. Fizeram parte da mesa o Presidente da ABRHidro, Cristovão Scapulatempo Fernandes, o prefeito anfitrião de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o presidente da Comissão Organizadora do evento, José Almir Cirilo, o presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos – APRH, Carlos Coelho, o presidente da Associação Cabo-Verdiana dos Recursos Hídricos – ACRH, Antônio Pedro Pina, o presidente da Associação Aquashare de Moçambique, Bento Mualoja, o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, Filipe de Mello Sampaio Cunha, a Secretária Executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, a diretora geral da Mútua Pernambuco, Roberta Meneses, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, José Maciel Nunes de Oliveira, a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC, Suzana Montenegro, a diretora Regional Metropolitana da Compesa , Nyadja Menezes, o Secretário Nacional de Segurança Hídrica Substituto do Ministério do Desenvolvimento Regional, Francisco Igor Aires Nunes e o presidente da Comissão científica, Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral.

Além de representantes da Apac, da Diretoria de Regulação e Monitoramento, da Diretoria de Gestão de Recursos Hídricos, e das gerências de meteorologia de mudanças climáticas, de outorga e cobrança, de articulação e comunicação e de segurança de barragens.

WhatsApp Image 2022 11 07 at 09.06.24 1

O Presidente da Comissão Organizadora dos Simpósios, José Almir Cirilo destacou em sua fala os impactos das alterações das mudanças climáticas e da gestão responsável dos recursos hídricos, os avanços tecnológicos em diversos setores que serão discutidos nesse evento. Cirilo falou ainda do legado da abrhidro na transferência de conhecimentos estabelecidas e dos frutos gerados após elas e dos tantos talentos foram descobertos, e agradeceu a todos e todas que participaram para a realização do evento.

WhatsApp Image 2022 11 07 at 09.06.24

A presidente da Apac e Vice Presidente da ABRHidro, Suzana Montenegro, agradeceu a todos os representantes de todos os Estados e parceiros dos países de língua portuguesa, falou da história dos 45 anos da ABRHidro, da importância da Agência Pernambucana de Águas e Clima e a interligação dos conhecimentos entre governo e universidades e as políticas públicas.

O Presidente da ABRHidro, Cristóvão Scapulatempo Fernandes concluiu falando da importância e razão legal e institucional que une diversas esferas da sociedade em prol de uma gestão de recursos hídricos eficaz e eficiente, e que construiu uma base responsável que é sinônimo da contribuição da ciência e da técnica para o desenvolvimento do país na área de Recursos Hídricos.

Os eventos seguirão até o dia 11 de novembro (sexta-feira) com o eixo temático “Fortalecendo a capacidade adaptativa em busca da segurança hídrica frente às mudanças climáticas”