• Região Metropolitana 22°C 32°C
  • Mata Norte 23°C 32°C
  • Mata Sul 22°C 32°C
  • Agreste 19°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 37°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 37°C
  • Fernando de Noronha 24°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Notícias

 

Apac realiza reunião sobre Segurança de barragens

Agenda

Apac realiza reunião sobre Segurança de barragens

Na manhã desta quarta-feira (08) a Apac realizou um Seminário sobre Segurança de Barragens em Pernambuco, com a presença de representantes da Agência, da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Defesa Civil Estadual e Compesa.

DSC 0009

 

Durante a reunião a presidente da Apac, Suzana Montenegro destacou a Ana, os órgãos estaduais, o Ibama, o banco mundial que tem também um trabalho muito intenso e o esforço de participar de eventos e da interação com outros órgãos. Temos metas a cumpri para o recebimento de recurso, é um conjunto de metas relacionado a política, estamos em um momento de curva de aprendizado.

Ricardo Valente, coordenador de Segurança de Barragens da Apac apresentou um panorama geral do quantitativo de barragens do Estado, estudos que estão sendo realizados nas Bacias Hidrográficas, fiscalizações, as diferenças entre acidentes e incidentes nas barragens, as medidas de segurança, plano de aplicação, cartilha com orientações e ações a serem desenvolvidas.

 DSC 0012

Raimundo Patriota, da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentou as 63 barragens geridas pela SRHS regulamentadas pela Política Nacional de Segurança de Barragens e a realidade de cada uma delas, com detalhamento de vistorias, relatórios, metas e planos de investimentos.

Hudson Pedrosa Gerente de Segurança de Barragem da Compesa apresentou as principais atividades em desenvolvimento, elaboração de projetos de melhoria estrutural, estudos de rupturas e inspeções de segurança de barragens.

 DSC 0017

A defesa civil afirmou que estão realizando cobranças e implantações em relação as barragens por conta de deslizamentos. A intenção é desmitificar o que aconteceu em outras barragens, o que ocorreu com a barragem de Brumadinho, não irá acontecer aqui afinal são barragens diferentes.