• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

Apac realiza reunião de partida do contrato do Modelo de Gestão do Programa de Integração do Rio São Francisco

 

Apac realiza reunião de partida do contrato do Modelo de Gestão do Programa de Integração do Rio São Francisco

Notícias

 

A reunião ocorreu nesta quarta-feira (03) de forma virtual e contou com a participação da presidente da Apac, Suzana Montenegro, os diretores da Apac, Lorenzza Leite, Crystianne Rosal e Roberto Cavalcanti,  a gestora do PISF, Renata Pinheiro, o gerente de segurança de Barragens, Fellipe Alves, o gestor de Apoio Institucional, Robertson Fontes, Ana Elis, assessora técnica da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos e da Techne Engenheiros Consultores Ltda, empresa responsável pela execução do contrato.

A Lei 16.778/2019 define que a Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC será a Operadora Estadual responsável pelas ações relacionadas à gestão e operação do PISF/PE no âmbito do Estado de Pernambuco. A operação dos canais principais, denominados Eixo Norte e Eixo Leste, é atribuição da Operadora Federal. Após os pontos de entrega, denominados portais, a operação, o monitoramento e a fiscalização constituem atribuições da Operadora Estadual.

Diante da complexidade da operação destas infraestruturas e considerando que o PISF se encontra em operação, e já pode atender demandas do Estado de Pernambuco, cabendo a Apac a definição de modelo tarifário e estrutura de operação do SEPISF, surgiu a necessidade de contratar uma consultoria especializada para elaboração do "Modelo de Gestão do SEPISF/PE - Sistema Estadual de Controle, Operação e Manutenção dos Sistemas Estaduais de Reserva e Distribuição de Água Bruta interligados ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional no Estado de Pernambuco".

Dentre os principais produtos estão: Identificação de potenciais usuários, sistema de medição e controle, modelo organizacional e operacional, além da concepção do modelo tarifário, contratual e de cobrança.