• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

3º Workshop de tecnologias hídricas, hidrologia e gestão de bacias hidrográficas

 

3º Workshop de tecnologias hídricas, hidrologia e gestão de bacias hidrográficas

Notícias

Presidente da Apac, Suzana Montenegro participa do 3º Workshop de tecnologias hídricas, hidrologia e gestão de bacias hidrográficas, organizado em parceria com as Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, Universidade Rural de Pernambuco – UFRPE, Universidade de Pernambuco – UPE, Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE, Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e Fundação de Amparo A Ciência e Tecnologia de PE – FACEPE.

O evento tem como objetivo consolidar a aliança para gestão de recursos hídricos do semiárido pernambucano e será realizado nesta terça e quarta-feira, 19 e 20 de outubro. Na programação da manhã desta terça, consta palestras com as temáticas “Consórcio Universitas Pernambuco e Projeto de Tecnologias Hídricas: Alianças para a Gestão de Recursos Hídricos” do professor Doutor da UFRPE, Abelardo Montenegro, “Gestão de Secas e Agronegócios no semiárido” do Professor Doutor da UAST e UFRPE, Geraldo Eugênio, “Estratégias da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco no suporte ao desenvolvimento da Gestão Participativa de Recursos Hídricos em Pernambuco, do professor Doutor da Univasf, Julianelli Tolentino.

A tarde da terça-feira, serão realizadas sessões técnicas com as temáticas sobre Tecnologias de tratamento de água e aproveitamento racional, água para usos múltiplos, reuso da água salina e de esgoto doméstico e controle de perdas hídricas, sob a coordenação dos Doutores Jaime Cabral e Josimar Gurgel.

Para encerrar o primeiro dia de evento, a segunda sessão técnica sobre a Dinâmica climática em Pernambuco, riscos de seca e de desertificação, e disponibilidade hídrica, coordenada pelos Doutores Werônica Meira e Abelardo Montenegro.

A quarta-feira, 20 de Outubro terá como pauta inicial a apresentação da Presidente da Apac, Suzana Montenegro, como a palestra sobre “Gestão de Recursos Hídricos em Pernambuco”

A programação seguirá com sessões técnicas e finalizada com o lançamento da cartilha “Água que boi bebe”.