• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Apac recebe 1º produto para elaboração do Modelo de Gestão do PISF

Projetos

Apac recebe 1º produto para elaboração do Modelo de Gestão do PISF

A Apac participou na tarde desta quarta-feira (05) da reunião virtual de apresentação do primeiro produto do contrato com a empresa Techne Engenheiros Consultores, para a elaboração do Modelo de Gestão do Sistema Estadual do Programa de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco - SEPISF/PE.

Dentre os principais desafios da gestão estadual estão a definição da tarifa (Custos da Operação Estadual), Implantação de Cobrança pela prestação do serviço de adução de água, formalização dos usuários e o monitoramento e fiscalização dos usos.

O primeiro produto entregue consiste na apresentação de um diagnóstico descritivo das estruturas, usuários, documentação existente, medição e controle do SEPISF/PE.

Os representantes dos quatro estados atendidos pelo PISF debateram na última quinta-feira (29 de abril) diretrizes como o pagamento escalonado pelo uso da água, a assinaram o termo de pré-acordo da operação comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) que inicia a partir de 5% do valor total e chegará a 100% no 5° ano. Os estados da Paraíba e Pernambuco, por já terem acesso á água, através Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, deverão iniciar os pagamentos a partir de outubro deste ano. Já o Ceará e o Rio Grande do Norte devem começar a realizar os pagamentos somente após a realização de um período de testes do sistema.


⯑ O PISF é um projeto de infraestrutura hídrica que, por meio da captação e redistribuição de água do Rio São Francisco para bacias hidrográficas do Semiárido nordestino, busca garantir o abastecimento dessas regiões que sofrem por conta da escassez de chuvas.