• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Autorizada a liberação emergencial de água em Salgueiro

Projetos

Autorizada a liberação emergencial de água em Salgueiro

No último dia 30 de setembro, o Ministério do Desenvolvimento Regional realizou a abertura da comporta do Reservatório Milagres para que as águas do Projeto de Integração do São Francisco- PISF atendam as comunidades ao longo do Riacho Milagres, no município de Salgueiro.

A liberação ocorreu após solicitação emergencial apresentada por vereadores municipais e pela Associação Comunitária de Produtores Rurais, intermediada pela Apac, Operadora Estadual do PISF em Pernambuco, e pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos – Seinfra.

A abertura será mantida por 10 dias, liberando uma vazão de 0,5m³/s, totalizando mais de 400.000m³ de água entregues à população.

Essa água representa um alívio para as comunidades ribeirinhas e será aproveitada para consumo humano, dessedentação animal e agricultura familiar.

Para utilizar águas do PISF em Pernambuco é necessário solicitar à Apac, que identificará a disponibilidade e encaminhará para a Operadora Federal.

Além desta autorização, Apac e Seinfra ainda solicitaram liberação para os Portais de entrega Terra Nova, demandado pelo Prefeito do Município de Cabrobó, Elionai Dias Santos Filho, já tendo sido autorizado com previsão de abertura a partir deste dia 02 de outubro de 2021 até dezembro de 2021, atendendo comunidades localizadas no trecho final do Riacho Grande, como a comunidade Quilombola Cruz dos Riachos.

E o portal Serra do livramento, solicitado pela Prefeita do Município de Terra Nova, Aline Cleanne Carvalho, com previsão de abertura a partir deste dia 02 de outubro de 2021 até dezembro de 2021, beneficiando as comunidades Destino e Malhada do Canto, neste município.