• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

APAC divulga relatório do Monitor de Secas do Nordeste do mês de Junho

Meteorologia

APAC divulga relatório do Monitor de Secas do Nordeste do mês de Junho

Em junho, de um modo geral, foram observados índices pluviométricos que acompanharam a média histórica em praticamente toda a região analisada. Apesar disto, ocorreram desvios absolutos significativos na porção Norte do estado do Maranhão (MA) e Ceará (CE).

Quanto a chuva observada, os maiores volumes ocorreram no norte do MA, superiores a 150 mm, na região metropolitana de Fortaleza, no leste de Rio Grande do Norte (RN) e nos litorais da Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL) e Sergipe (SE), bem como no litoral norte da Bahia (BA).

Em Pernambuco (PE) os maiores volumes de precipitação foram registrados na faixa litorânea (<150 mm), com decaimento para oeste (>30 mm) Com base nos indicadores combinados de curto e longo prazo, e da pouca chuva que ocorreram nos últimos três meses, houve um aumento da área de seca grave.Também se optou por aumentar a área de seca extrema na fronteira com a Bahia (BA), onde nos últimos três meses houve pouca chuva.

Para conferir o monitor completo do mês de Junho, acesse: http://monitordesecas.ana.gov.br/

 O MONITOR é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região.