• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

APAC recebe alunos do IFPE em visita técnica

Meteorologia

APAC recebe alunos do IFPE em visita técnica

Na manhã desta quinta-feira (21), a Agência Pernambucana de Águas e Climas recebeu estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Afogados da Ingazeira, para conhecerem o funcionamento e funções da Agência.

Vinícius Gomes, meteorologista e coordenador da sala de situação da Apac falou para os estudantes das turmas do 3º período do Curso Técnico Subsequente em Saneamento e 7ºperíodo do Curso Técnico Integrado em Saneamento, sobre o conceito e funcionamento da meteorologia, ressaltando a diferença entre tempo e clima, além de explicar temáticas como, incidência solar nos hemisférios, microclimas e como se originam as chuvas.

Os alunos do IFPE puderam conhecer a sala de situação, o controle de monitoramento climático e hidrológico e os principais produtos produzidos pela meteorologia e a importância do monitoramento para mitigar as consequências de eventos naturais extremos através do monitoramento diário do tempo.

A apresentação também contemplou o funcionamento das demais gerências e atividades da APAC e a professora de saneamento do IFPE, Laíse Cândido ressaltou a importância da Gerencia de Outorga e Cobranças (GROC) na fiscalização do uso irregular da água. “A água é um bem de todos, por isso é necessário a fiscalização e autorização para a perfuração de poços”.

“O IFPE Ingazeira possui uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) instalada no campus, isso possibilita aos alunos uma bagagem de conhecimento teórico, e essa visita proporciona o conhecimento prático onde puderam ver a aplicabilidade dos dados coletados no equipamento, além de conhecer a importante dessas informações na tomada de decisões”. Declarou o professor Felipe Alcântara, quando perguntado sobre importância da vinda aos alunos a APAC.