• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

APAC divulga informe e previsão climática para o período de fevereiro, março e abril

Meteorologia

As distribuições temporais das precipitações nas mesorregiões de Pernambuco podem ser observadas na tabela abaixo.

idnot 1304 15798897875e2b347bacdfe

A previsão climática sazonal para o período de fevereiro a abril/2020 (FMA) foi baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o referido trimestre. A previsão climática para o próximo trimestre é que as chuvas deverão ser de normal a acima da média em todo o estado de Pernambuco, em especial no Sertão e no Agreste.

A previsão indica grande variabilidade tanto espacial como temporal da chuva no Estado. As áreas do Sertão do Pajeú, Araripe, Sertão Central, Agreste Setentrional e Agreste Central são as mais propícias para ocorrência de chuva acima da média. No período de FMA o principal sistema indutor de chuva é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) que podem favorecer chuvas com intensidade fortes acompanhadas com trovoadas e rajadas de vento.

Para conferir o Boletim Completo, clique aqui.