• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Balanço das Chuvas do final de semana (9 a 12/05)

Meteorologia

Balanço das Chuvas do final de semana (9 a 12/05)

NOTA BALANÇO FINAL DE SEMANA – APAC (09 A 12/04)

 

A APAC identificou um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) entre os dias 07 e 08 de abril. Este sistema estava previsto para causar chuvas com intensidade moderadas a fortes em algumas regiões da Mata Norte e parte da Região Metropolitana do Recife (RMR).

No dia 09/04 (sexta-feira) foi identificado uma intensificação de instabilidades e um aumento na área de influência da DOL. Foi necessário enviar um Estado de Atenção pelas possibilidades de chuvas fortes em áreas isoladas. O aviso emitido correspondeu às regiões da Mata Norte, Mata Sul e RMR.

Aproximadamente as 19h, da sexta-feira as chuvas iniciaram de forma moderada, intensificando ao longo da noite e madrugada. No sábado, a tarde, observou-se um processo de realimentação do sistema, o que fazia com que ele não parasse, necessitando de uma renovação do Estado de Atenção.

Os maiores acumulados do final de semana (últimas 72 horas) foram registrados principalmente na Região Metropolitana do Recife, nos municípios de Olinda (327mm), o equivalente a 102% do esperado para o mês de abril, Recife (292 mm), 89% do esperado para o mês, Cabo de Santo Agostinho (274mm) 119% do esperado, Jaboatão dos Guararapes (274 mm) 97% do esperado, Camaragibe (268mm) 96% do esperado, São Lourenço da Mata (260mm) 106% do esperado para o mês de abril.

Na Zona da Mata, as chuvas também tiveram volumes consideráveis nos municípios de Ribeirão (159mm), o que equivale a 89% do esperado, Sirinhaém (154mm), 60% do esperado para o mês e Rio Formoso (151mm), 55% do esperado.

 

CONDIÇÕES DOS RIOS

Com relação aos rios, foram emitidos três avisos hidrológicos, para o Rio Capibaribe, que atingiu a cota de alerta nos trechos de São Lourenço da Mata e Paudalho. No Rio Ipojuca na Plataforma de Coleta de Dados – PCD no Engenho Tabocas – localizada no município de Pombos apresentou elevação, mas não atingiu cota alerta.  Hoje (segunda-feira) todos os rios do Estado encontram-se dentro da normalidade e não apresentam alterações em seus níveis até o momento.

Algumas PCDs têm sido monitoradas com maior atenção, como é o caso de Ribeirão, no Rio Amaragi e a de Barreiros, no Rio Una.

RESERVATÓRIOS

As chuvas do final de semana refletiram também no acúmulo de águas nos reservatórios de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho (que passou de 25,82% para 47,21% da capacidade total), Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes (2,99% para 32,44% do total), Botafogo, em Igarassu (que passou de 4,35% para 12,36% - *continua em volume bem inferior ao considerado normal) Goitá, em Paudalho (que passou de 2,01% para 4,82% da capacidade total do reservatório).

A situação consolidada de todos os rios e reservatórios do Estado, monitorados pela Apac podem ser acessadas diariamente no portal da Agência, através do link: https://www.apac.pe.gov.br/rios-e-reservatorios

PREVISÃO DO TEMPO

A previsão da APAC mostra diminuição do sistema meteorológico que vem ocasionando essas chuvas. A previsão é de chuva de fraca a moderada em todo Estado de Pernambuco.  As chuvas devem ocorrer pela manhã na RMR e Zona da Mata. No Agreste e Sertão as chuvas devem ocorrer no final da tarde e início da noite. Para os próximos dias existe a possibilidade de novos sistemas meteorológicos que podem ocasionar chuvas mais intensas. A APAC já está monitorando este sistema e em possibilidade de chuvas mais severas, emitiremos novos avisos meteorológicos.