• Região Metropolitana 21°C 29°C
  • Mata Norte 19°C 29°C
  • Mata Sul 19°C 28°C
  • Agreste 17°C 26°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 32°C
  • Sertão de São Francisco 21°C 33°C
  • Fernando de Noronha 25°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Meteorologista Thiago do Vale participa do Debate na Rádio Jornal sobre efeitos do aquecimento global no país

28.07

 

Na manhã desta quarta-feira (28) o meteorologista da Apac, Thiago do Vale, participou com professora Soraya El-Deir, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e o professor Matheus Pereira, da Rede Particular Duque de Caxias, do Debate em Rede, na Rádio Jornal. A discussão tinha como pauta - as mudanças climáticas e seus efeitos no Brasil.

Um dos pontos discutidos durante a programação foram as baixas temperaturas observadas na região nordeste e em outros locais do Brasil, onde ocorreram geadas (fenômeno caracterizado pela formação de camadas de cristais de gelo sob a superfície das plantas) que acarretaram prejuízos para as plantações de café no país.

O professor Matheus Pereira destacou que, diferente do que muitos pensam, os efeitos do aquecimento global não estão relacionados apenas com o aumento da temperatura, mas com a perturbação das médias térmicas, trazendo frio para os lugares mais quentes, e o aumento da temperatura para locais considerados mais frios, a exemplo das ondas de calor nos Estados Unidos e Canadá.

O meteorologista Thiago do Vale também destacou os efeitos que as mudanças climáticas têm ocasionado na região nordeste, como as temperaturas mais baixas durante o inverno e o aumento dos ventos, que aumentam a capacidade de geração de energia eólica, porém trazem malefícios, como chuvas mais intensas que podem trazer prejuízo à região e sua população.

Outro ponto abordado foi o desmatamento da floresta Amazônica que, na medida em que vem sendo desgastada, tem perdido sua capacidade de filtrar o gás carbônico do planeta. Além disso, é preocupante o fato de que, na medida em que ela perde a sua capacidade de filtrar o CO2, ela passa a gerar gases do Efeito Estufa. 

Outra preocupação em relação à Amazônia é a sua diminuição na capacidade de transportar grandes quantidades de vapor de água para as regiões Centro-oeste e Sudeste do país. Thiago alertou que, na mesma quantidade em que se desmata a floresta, menor será a quantidade de chuvas trazida por ela, fator relacionado à crise hídrica enfrentada pelos Estados da região.

A professora Soraya, lembrou que é necessário que as pessoas passem a ter mais consciência na hora de consumir, assim como o professor Matheus mencionou a importância de educar as crianças com exemplos palpáveis de nosso dia a dia, mostrando as consequências de nossas atitudes, evitando crises futuras.