• Região Metropolitana 22°C 29°C
  • Mata Norte 22°C 29°C
  • Mata Sul 20°C 28°C
  • Agreste 18°C 29°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 31°C
  • Sertão de São Francisco 21°C 31°C
  • Fernando de Noronha 25°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Previsão do Tempo para os meses de Agosto a Outubro

Meteorologia

Previsão do Tempo para os meses de Agosto a Outubro

Exercendo o seu serviço de orientar a população pernambucana a respeito das futuras mudanças climáticas, ontem pela manhã, dia 29 de julho, a Apac divulgou o informe meteorológico com o que se pode esperar nos meses de Agosto a Outubro de 2021.

A previsão climática para o próximo trimestre indica maior probabilidade de chuva, variando de normal a abaixo da média na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, onde o mês de agosto ainda é período chuvoso. Para a região do Sertão Pernambucano, esse período se encontra na estação seca.           

No Oceano Atlântico, se espera continuidade das condições de temperaturas próximas da média climática do período, com destaque para a costa lesta do Nordeste. Já para o Pacífico, a previsão é que se mantenha o padrão de neutralidade do El Niño e La Niña.

A Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste, realizada na Apac e por meio de videoconferência, no dia 28 de julho de 2021, com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia dos 09 estados da região.

O mês de agosto é conhecido por ser o último do período chuvoso do leste de Pernambuco, e conta com temperaturas mais amenas e ventos intensos. O clima muda em setembro e outubro, que são considerados secos e trazem o aumento do calor.

Mapa 1

As chuvas acumuladas no primeiro semestre deste ano variaram entre a quantidade abaixo da média e a normal em todo o estado, tendo as maiores precipitações no Litoral, Zona da Mata e Sertão.

Mapa 2

O acompanhamento diário das condições climáticas, como incidência de chuvas e temperatura, pode ser feito através do site e Instagram da Apac.