• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

APAC participa de Capacitação para a Rede Hidrometeorológica Nacional

Monitoramento

APAC participa de Capacitação para a Rede Hidrometeorológica Nacional

 Os técnicos em Topografia da Apac, Cícero Antônio e Wagner Felipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização (GRMF), participaram da Capacitação para a Rede Hidrometeorológica Nacional, que teve como tema “Medição de Vazão utilizando ACDP (Acoustic Doppler Current Profiler - equipamento que mede a velocidade de partículas na coluna de água)”.

O curso aconteceu entre os dias 15 a 19 de julho na sede da Agência Nacional de Águas - ANA, localizada em Brasília-DF, promovido pela ANA, Ministério do Desenvolvimento, Rede Hidrometeorológica Nacional, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A programação da capacitação abordou a descrição dos equipamentos ADCP e seus usos em medição de vazão, boas práticas e procedimentos e uso de GPS com ADCP's. Além de duas visitas à campo, revisão dos dados coletados, análise das medições, introdução a software, procedimentos para análise da medição, momento de debate para esclarecimento de dúvidas e entrega de certificados.

“Esse curso vem a contribuir no nosso crescimento profissional como técnico da Apac, além de suprir uma demanda interna da gerência. E a expectativa é poder auxiliar as medições com mais eficiência e no decorrer do aprendizado prático, assumir alguns pontos de medição, visto que  os pontos de medição de vazão do Qualiagua aumentam a cada ano que cumprimos a meta”. Comentou Wagner Felipe.