• Região Metropolitana 25°C 31°C

de águas e clima

Apac participou da Oficina Regional em Defesa Civil para Zona da Mata Sul

Apac participou da Oficina Regional em Defesa Civil para Zona da Mata Sul

A Zona da Mata Sul de Pernambuco é uma região onde historicamente registramos os maiores índices pluviométricos do Estado durante todo o ano. Diante de dados como esse, os municípios que fazem parte dessa região estão naturalmente mais propensos a desastres. Pensando nisso, a Casa Militar, através da secretaria executiva de Defesa Civil do Estado promove de hoje até 13 de fevereiro, em Barreiros, a 2ª Oficina Regional de Defesa Civil.

A oficina, que faz parte das ações da Operação Inverno 2020, aconteceu das 9h ás 17h na Igreja Cristo Pentecostal Internacional, localizada na Rua Praça Domingos Tenório, 347 no Centro de Barreiros.
A previsão é capacitar todos os 24 municípios da região e a capacitação contemplará a Elaboração de Plano de Contingência para deslizamentos com base na metodologia japonesa GIDES, Preenchimento de Formulários do Sistema de Comando de Incidentes, Simulado de Mesa em Segurança de Barragens, Elaboração de Projetos para Obras de Prevenção, Ações de Reestabelecimento e Recuperação, Solicitação de Recursos Federais e Prestação de Contas.

O objetivo é preparar os municípios da Zona Mata Sul do Estado, para as ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação diante de possíveis desastres naturais envolvendo o período chuvoso.

A Escola Estadual de Defesa Civil realizará, também, uma capacitação voltada para as crianças do município através do Projeto Defesa Civil nas Escolas. A capacitação acontecerá no dia 12 às 9h no mesmo local das oficinas, para cerca 100 crianças onde, de forma lúdica, as crianças aprenderão sobre a importância de cuidar do meio ambiente em que vivem e questões básicas de prevenção contra desastres.

Fonte: Defesa Civil