• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Presidente da Apac faz apresentação do livro “Como reduzir as perdas em sistema de abastecimento d’água” do autor Adalberto Cavalcanti Coelho

Agenda

Suzana Montenegro em sua apresentação destaca que dentre os desafios para garantir condições adequadas ao abastecimento de água, o controle das perdas no sistema de distribuição é um dos mais urgentes. “As perdas de água nos sistemas de abastecimento têm relação com as questões de conservação e do uso racional da água, que integra uma das dimensões do conceito de sustentabilidade. No Brasil, o índice de perdas é em geral muito elevado em relação a diversos países desenvolvidos e nota-se uma lacuna no conhecimento específico para lidar com esse desafio.” Ponderou a presidente enfatizando a importância do tema.

O livro traz conceitos importantes relacionados à temática, além de soluções práticas e viáveis para que possa ser alcançado o 6º Objetivo da Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável, lançado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em setembro de 2015, que tem como foco – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos -.

A obra do engenheiro Adalberto Cavalvanti Coelho é resultante de um trabalho desenvolvido em várias consultorias e viagens de estudos em diversos países, incluindo USA, Alemanha, Inglaterra, França, Peru, México, Colômbia, Equador, República Dominicana, Cabo Verde e Brasil. Em Pernambuco, Adalberto atuou por 20 anos na Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, como responsável pelos programas de recuperação do faturamento, envolvendo micromedição, auditoria predial de consumo e cadastro comercial.