• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

A mulher e a água

Agenda

A mulher e a água

A gestão das águas de Pernambuco é comandada por um time de mulheres. Na Apac, além da diretora Presidente, Suzana Montenegro, as diretoras de Regulação e Monitoramento, Crystianne Rosal e de Recursos Hídricos, Lorenzza Leite completam a diretoria majoritariamente feminina.

Em nome delas, gostariamos de parabenizar a todas as mulheres que compoem todos os setores da Agência Pernambucana de Águas e Clima, estejam elas exercendo as mais diversas funções, cada uma com sua competência, seja nas gerências, na comunicação, no jurídico, na capacitação, na ouvidoria, na meteorologia, no secretariado, nos recursos humanos, no financeiro, na outorga, na fiscalização, na biblioteca, na TI, na recepção e nos serviços gerais.

Foi na Conferência Internacional de Água e Meio Ambiente, em Dublin, Irlanda, em 1992, que o papel da mulher na conservação e gestão da água apareceu formalmente nos princípios estabelecidos, quando representantes de 100 países e 80 organismos internacionais, intergovernamentais e não governamentais reuniram-se e diagnosticaram que a situação futura dos recursos hídricos no mundo era crítica e destacaram que as mulheres desempenham papel essencial na provisão, no gerenciamento e na proteção da água.

A incorporação da perspectiva de gênero na gestão hídrica propõe o maior envolvimento de mulheres na tomada de decisões sobre o tema. No Brasil, tem-se observado a crescente presença das mulheres em posicionamentos relacionados à água, embora a participação nos processos decisórios seja ainda reduzida. Historicamente, a gestão da água esteve mais voltada às soluções de engenharia, com uma expressiva maioria de profissionais homens.

Em Pernambuco, pela primeira vez a gestão dos recursos hídricos está a cargo de um time feminino que é responsável por coordenar, planejar e executar as políticas públicas voltadas para o tema. No comando da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, da Executiva de Recursos Hídricos, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa),  as titulares Fernandha Batista, Simone Rosa, Suzana Montenegro e Manuela Marinho, respectivamente, lideram essa área tão fundamental e estratégica.

Parabéns mulheres, parabéns pernambucanas, parabéns brasileiras, pelas conquistas e lutas diárias para cada vez mais ocupar os espaços através das competências individuais, e não por cotas.

Somos mulheres, somos capazes do que quizermos!

 8 de Março – Dia Internacional da Mulher