• Região Metropolitana 25°C 31°C
  • Mata Norte 24°C 33°C
  • Mata Sul 23°C 32°C
  • Agreste 18°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 33°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Notícias

 

Empossados membros da Unidade de Gestão do Projeto- UGP do Projeto Produtor de Água do Bitury

Evento

Empossados membros da Unidade de Gestão do Projeto- UGP do Projeto Produtor de Água do Bitury

UGP Sistema Produtor de Água do Bitury

Foi realizada remotamente na manhã desta quinta-feira (15), a reunião para assinatura do termo de posse dos membros titulares e suplentes da Unidade de Gestão do Projeto- UGP do Projeto Produtor de Água do Bitury. Foram empossadas como representantes oficiais da Apac na UGP, Suzana Maria Gico Montenegro, presidente da Apac, nomeada como membro titular e Maria Lucia Ferreira da Costa Lima, empossada como membro suplente da Agência.

O Projeto Produtor de Água do Bitury beneficiará a área de contribuição do Reservatório Engenheiro Severino Guerra (Açude Bitury), no município de Belo Jardim, na Bacia do Rio Ipojuca. Dentre as ações que serão desenvolvidas, estão previstas atividades de cercamento de nascentes, plantio de matas ciliares, conservação de vegetação nativa, monitoramento hidrometereológico, educação ambiental e capacitação voltada aos produtores rurais, assistência técnica rural e pagamento por serviços ambientais.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac desenvolveu um Estudo para implantação do Projeto, utilizando como base a metodologia do Programa Produto de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico– ANA, e tem como objetivos promover a disponibilidade hídrica ao longo prazo e a melhoria da qualidade da água para abastecimento.  A ação está prevista no Plano Hidroambiental (PHA) da Bacia do Rio Ipojuca considerada como investimento importante para a recuperação da bacia hidrográfica, foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.



A Unidade de Gestão do Projeto- UGP do Projeto Produtor de Água do Bitury será coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco-SEMAS que também coordena a Política Estadual de pagamento por Serviços Ambientais em Pernambuco. Também farão parte da composição da UGP, a Apac, Compesa, Conselho de Usuários do Açude Bitury, Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Prefeitura Municipal de Belo Jardim, Prefeitura Municipal de Tacaimbó, Prefeitura Municipal de São Bento do Una, Prefeitura Municipal de Sanharó, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca e o Instituto Técnico Federal de Pernambuco – IFPE.

A participação da Apac nas atividades da Unidade de Gestão do Projeto Produtor de Água do Bitury será desenvolvida através da integração das Gerências de Revitalização de Bacias Hidrográficas (GRBH), Gerência de Apoio aos Organismos de Bacia (GAOB) e também a Gerência de Monitoramento e Fiscalização (GRMF), que posteriormente irá implantar o monitoramento hidrológico para identificar os efeitos das intervenções do programa sobre os recursos hídricos da área ao longo do tempo.