• Região Metropolitana 25°C 33°C
  • Mata Norte 25°C 33°C
  • Mata Sul 24°C 33°C
  • Agreste 20°C 34°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 35°C
  • Sertão de São Francisco 23°C 35°C
  • Fernando de Noronha 26°C 30°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

PISF

O Projeto

 

O Projeto

PISF

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – PISF é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que visa à garantia da segurança hídrica e a promoção do desenvolvimento do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto de transferência de águas do Rio São Francisco para as bacias dos rios Jaguaribe, Piranhas Açu e Apodi (CE/RN/PB) por meio da implantação de canais, drenagem, estações de bombeamento e adução, garantindo a segurança hídrica para 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

O empreendimento hídrico tem extensão de 477km com estruturas que captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região, sendo composto por dois eixos principais: Eixo Norte, cuja captação é realizada no município de Cabrobó e possui 260 quilômetros de extensão, e Eixo Leste com a água captada no município de Floresta, com 217 quilômetros de extensão. A obra engloba 04 túneis, 14 aquedutos, 9 Estações de Bombeamento e 27 reservatórios.

As obras do Projeto São Francisco passam pelos seguintes municípios no Eixo Norte: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante (PE); Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro (CE); em São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras (PB). Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e em Monteiro, na Paraíba.

Importância

No Nordeste estão 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água do País. O Rio São Francisco detém 70% de toda a oferta de água da região, historicamente submetida a ciclos de seca rigorosa.

Conforme Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), o Projeto São Francisco foi a mais consistente alternativa estrutural para o fornecimento adequado de água à região. Estudos e avaliações técnicas foram realizados (estudos de impacto ambiental, de inserção regional, de viabilidade técnica, econômica e hidrológica) conforme diretrizes do Plano Decenal da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, concluído pela Agência Nacional e Águas (ANA).

A integração das bacias do São Francisco representa uma extraordinária contribuição para amenizar o sofrimento das populações mais castigadas e auxilia no desenvolvimento das regiões do Semiárido.

 

Mapa da Infraestrutura Hídrica do PISF

 

image001

Fonte: https://www.codevasf.gov.br/linhas-de-negocio/projeto-sao-francisco/mapa-da-infraestrutura-hidrica-do-pisf

 

 

Os reservatórios são chamados Portais de Entrega e 18 destes portais se localizam em Pernambuco, distribuídos nos eixos conforme tabela a seguir:

Eixo Norte:

Tucutú

Terra Nova

Serra do Livramento

Mangueira

Negreiros

Milagres

Eixo Leste

Areias
Braúnas

Mandantes

Salgueiro

Muquém

Cacimba Nova

Bagres

Copiti

Moxotó

Barreiro

Campos

Barro Branco