• Região Metropolitana 19°C 31°C
  • Mata Norte 20°C 31°C
  • Mata Sul 19°C 31°C
  • Agreste 15°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 15°C 35°C
  • Sertão de São Francisco 19°C 35°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Planos

PLANOS

 

PLANOS

Planos

 

Planos Diretores de Recursos Hídricos

Dentre os instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, introduzidos pela Lei estadual nº 12.984 de 2005, estão os Planos Diretores de Recursos Hídricos - PDRH, que são elaborados por bacia hidrográfica, ou Unidade de Planejamento Hídrico, e para todo o Estado.

Os PDRH são estudos que preveem a elaboração de diagnósticos dos meios físico e biótico, assim como da socioeconomia e dos recursos hídricos. Os diagnósticos dão origem a prognósticos, a partir dos quais cenários (pessimista, tendencial e sustentável) são construídos, projetando-se a evolução de variáveis não controláveis. Com base nestes cenários, linhas de ação são propostas, na forma de um Plano de Investimentos, com o objetivo de utilizar a disponibilidade hídrica da área estudada de forma sustentável, frente às demandas atuais e futuras, impactadas pelas variáveis consideradas.

Atualmente Pernambuco possui o Plano Estadual de Recursos Hídricos - PERH, elaborado em 1998 e que está sendo atualizado, com previsão de conclusão no ano de 2021. Alguns Planos Hidroambientais - PHA (que é a atual nomenclatura dos Planos Diretores de Recursos Hídricos, após a incorporação e integração com a vertente ambiental) foram elaborados, como os PHAs das Bacias Hidrográficas dos rios Capibaribe e Ipojuca (PHA Capibaribe e PHA Ipojuca). Além destes, estão em fase de conclusão o PHA da bacia hidrográfica do rio Pajeú (PHA Pajeú) e o PHA da bacia hidrográfica do Rio Una e do Grupos de Bacias de Pequenos Rios Litorâneos 4 e 5 (PHA Una, GL4 e GL5).

 

PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS

PLANO HIDROAMBIENTAL DO RIO CAPIBARIBE

PLANO HIDROMBIENTAL DO RIO IPOJUCA