Sobre Meteorologia
Sobre Acumulado de Chuvas
Início
Acumulado de Chuvas/ Precipitação
Não é nada mais que a soma aritmeticamente dos valores medidos de precipitação em um determinado intervalo de tempo, que pode ser minutos, hora, dia, mês e etc e para uma determinada área que pode ser um posto, uma cidade, um estado ou um país.
Há diversos tipos de precipitação, que podem ser em forma de neve, chuva e granizo.
A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta, sendo assim principal fonte de abastecimento dos sistemas hídricos, representando uma variável climática importante para todos os ecossistemas e principalmente para seres vivos.
A quantidade de chuva, ou pluviosidade é, geralmente, medida com um instrumento denominado pluviômetro, que tem um funcionamento bastante simples: a boca de um funil de área conhecida coleta as gotas de chuva e as acumula em um reservatório colocado abaixo do funil; também pode ser medida por estações automáticas que tem o sistema de pulso, chamado báscula ou por radar e até satélite. O valor da precipitação é dada em 1mm que corresponde o quanto choveu em uma áreas de um metro quadrado.
Atualmente a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) tem 352 pluviômetros entre convencionais e automáticos instalados e funcionando no estado de Pernambuco, ainda tem instituições como CENMADEN, INMET, INPE e ANA que tem equipamentos também registrando a ocorrência de precipitação, de forma que 185 municípios do estado, cada município tem pelo menos uma estação e regiões como em casos especiais como da Região Metropolitana do Recife (RMR) tem 25 equipamentos fazendo este registro. Os equipamentos convencionais a leitura é feita diretamente no equipamento uma vez por dia às 12:00TMG e os automáticos fazem medida a cada 10 minutos, sendo disponibilizada a cada hora.