• Região Metropolitana 19°C 31°C
  • Mata Norte 20°C 31°C
  • Mata Sul 19°C 31°C
  • Agreste 15°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 15°C 35°C
  • Sertão de São Francisco 19°C 35°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Sobre Meteorologia

Sobre Acumulado de Chuvas

 

climatologia anual

 

Acumulado de Chuvas/ Precipitação

Não é nada mais que a soma aritmeticamente dos valores medidos de precipitação em um determinado intervalo de tempo, que pode ser minutos, hora, dia, mês e etc e para uma determinada área que pode ser um posto, uma cidade, um estado ou um país.

Há diversos tipos de precipitação, que podem ser em forma de  nevechuva e granizo.

A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta, sendo assim principal fonte de abastecimento dos sistemas hídricos, representando uma variável climática importante para todos os ecossistemas e principalmente para seres vivos.

A quantidade de chuva, ou pluviosidade é, geralmente, medida com um instrumento denominado pluviômetro, que tem um funcionamento bastante simples: a boca de um funil de área conhecida coleta as gotas de chuva e as acumula em um reservatório colocado abaixo do funil; também pode ser medida por estações automáticas que tem o sistema de pulso, chamado báscula ou por radar e até satélite. O valor da precipitação é dada em 1mm que corresponde o quanto choveu em uma áreas de um metro quadrado.

 

rede pluviométrica

Atualmente a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) tem 352 pluviômetros entre convencionais e automáticos instalados e funcionando no estado de Pernambuco, ainda tem instituições como CENMADEN, INMET, INPE e ANA que tem equipamentos também registrando a ocorrência de precipitação, de forma que 185 municípios do estado, cada município tem pelo menos uma estação e regiões como em casos especiais como da Região Metropolitana do Recife (RMR) tem 25 equipamentos fazendo este registro. Os equipamentos convencionais a leitura é feita diretamente no equipamento uma vez por dia às 12:00TMG e os automáticos fazem medida a cada 10 minutos, sendo disponibilizada a cada hora.