• Região Metropolitana 25°C 33°C
  • Mata Norte 25°C 33°C
  • Mata Sul 24°C 32°C
  • Agreste 20°C 33°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 22°C 34°C
  • Fernando de Noronha 26°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima

Bacias Hidrográficas

Bacias Hidrográficas

 

Bacias Hidrográficas

Bacias Hidrográficas

As grandes bacias hidrográficas de Pernambuco possuem duas vertentes: o rio São Francisco e o Oceano Atlântico. As bacias que escoam para o rio São Francisco formam os chamados rios interiores sendo os principais: Pontal, Garças, Brígida, Terra Nova, Pajeú, Moxotó, Ipanema, além de grupos de pequenos rios interiores. As bacias que escoam para o Oceano Atlântico, constituem os chamados rios litorâneos, e os principais são: Goiana, Capibaribe, Ipojuca, Sirinhaém, Una e Mundaú e GL’s.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos (1998) dividiu o Estado em 29 Unidades de Planejamento (UP), caracterizando assim, a Divisão Hidrográfica Estadual, composta de 13 Bacias Hidrográficas, 06 Grupos de Bacias de Pequenos Rios Litorâneos (GL1 a GL6), 09 Grupos de Bacias de Pequenos Rios Interiores (GI1 a GI9) e uma bacia de pequenos rios que compõem a rede de drenagem do arquipélago de Fernando de Noronha. É importante salientar que a bacia GI-1 drena parte para o rio São Francisco (Riacho Traipu) e parte para o Oceano Atlântico (Rio Paraíba). 


Unidades de Planejamento Hídrico definidas no PERH/PE - 1998

UPs 1988

A maior parte das grandes bacias hidrográficas pernambucanas situa-se integralmente dentro dos limites do Estado, exceto as bacias dos rios Una, Mundaú, Ipanema e Moxotó que possuem parte de sua área de drenagem no Estado de Alagoas. Além destas, há pequenas bacias compartilhadas com os Estados do Ceará (GI-9), Paraíba (GL-6) e Alagoas (GL-5).

Em 2022 o Plano Estadual de Recursos Hídricos - PERH/PE foi atualizado, trazendo uma nova divisão do território em Unidades de Planejamento Hídrico. A nova divisão foi embasada em critérios técnicos como hidrogeologia, geologia, uso do solo, rede de adutoras, existência de perímetros irrigados, entre outros. Desta forma, o número de Unidades de Planejamento foi reduzido de 29 para 16, uma vez que, de forma geral, as UPs que correspondiam a grupos de bacias de pequenos rios, foram agregadas às bacias de grandes rios adjacentes.

Unidades de Planejamento Hídrico definidas no PERH/PE - 2022.

UPs 2022

 
Unidades de Planejamento Hídrico definidas no PERH/PE - 2022 comparativamente às definidas em 1998.

UPs comparativo