Sobre Meteorologia
Radar Meteorológico
Início
Radar Meteorológico
A APAC comprou e instalou um radar meteorológico situado na cidade de Chã Grande, que fica a 82 km da capital Recife, permintindo um monitoramento contínuo dos sistemas meteorológicos que atuam no Estado, em especial abrangendo as regiões RMR, Zona da Mata e Agreste, que tem um histórico de ocorrência de eventos extremos de precipitação. Com um raio de alcance de 250 Km é possível acompanhar a formação dos principais sistemas que atuam no Estado de Pernambuco nessas localidades de maior vulnerabilidade devido a grande quantidade de pessoas que residem.
O radar meteorológico é uma ferramenta utilizada de fenômenos meteorológicos possibilitando medir os níveis de intensidade. É um tipo de radar usado na localização da precipitação, no cálculo do seu movimento, na estimativa do seu tipo (chuva, granizo, etc.) e na previsão de sua intensidade e posição futura. Juntamente com outros equipamentos e instrumentos de monitoramento e previsão meteorológicos, pode-se monitorar, quantificar e prever o deslocamento das precipitações de curto prazo.
Radares meteorológicos modernos são, em sua maioria, radares Doppler, capazes de detectar o movimento das gotículas de chuva, além da intensidade da precipitação. Ambos os tipos de dados podem ser analisados para determinar a estrutura de tempestades e seu potencial de causar um tempo severo. O radar que fica situado em Chã Grande é um dos mais modernos que existe, ou seja, o estado da arte nesta tecnologia, melhorando as atividades de monitoramento e prevenção de desastres naturais no Estado.
Para acessar as imagens do Radar, clique aqui