• Região Metropolitana 20°C 30°C
  • Mata Norte 19°C 30°C
  • Mata Sul 19°C 30°C
  • Agreste 15°C 32°C
  • Sertão de Pernambuco 15°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 19°C 36°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Sobre Meteorologia

Sobre Método dos Quantis

 

quantis

Adaptado de Santos (2011).

 

O QUE É O QUANTIS?

De forma simplificada, o Quantis nos permite definir limites (ou faixas) dentro de um conjunto de dados que vai nos indicar qual posição um determinado valor está em relação aos demais dados históricos, ou seja, permite dizer se o dado está mais próximo do menor, do maior ou da média por exemplo.

Genericamente, o Quantis é um método para divisão de dados, como função de uma proporção, ou seja, ele divide os dados proporcionalmente em intervalos percentuais previamente definidos, e isto nos possibilita fazer uma classificação de interesse. Na APAC, os dados são classificados como muito seco, seco, normal, chuvoso ou muito chuvoso. Assim, a cada mês podemos dizer a classificação da chuva para cada mesorregião de Pernambuco.

 

METODOLOGIA ADOTADA NO CÁLCULO:

A partir do trabalho do cientista Pinkayan (1966), que desenvolveu seu estudo com base nas ordens quantílicas p = 15%; 35%; 65%; 85% a fim de delimitar as categorias muito seco, seco, normal, chuvoso e muito chuvoso, respectivamente, possibilitou a determinação da seguinte classificação dos dados:

Muito Seco (MS)             ↔ Xi ≤ Q0,15;

Seco (S)                               ↔ Q0,15 < Xi ≤ Q0,35

Normal (N)                        ↔ Q0,35 < Xi < Q0,65

Chuvoso (C)                      ↔ Q0,65 ≤ Xi < Q0,85

Muito Chuvoso (MC)     ↔ Xi ≥ Q0,85

De acordo com Santos (2011), a interpretação da classificação acima é feita da seguinte maneira: Supondo uma série de dados pluviométricos, os meses com os 15% menores totais de precipitação são denominados de muito seco, totais entre 15% e 35% são secos, de 35% a 65% são normais, de 65% a 85% são chuvosos e acima de 85% são muito chuvoso. Ressalta-se que mais informação sobre a metodologia está disponível em Yevjevich (1972) e Xavier et. al.(2002).

Por exemplo, os valores de chuva para categoria na Região Metropolitana do Recife seriam os limites da figura abaixo:

quantis Recife

 

MESORREGIÕES:

As divisões de cada mesorregião foram definidas a partir do trabalho de Santos (2011), que identificou os postos pluviometricamente homogêneos, ou seja, os postos que apresentavam chuvas com comportamento parecido e assim foram delimitadas as áreas homogêneas.

Para acessar os históricos dos quantis no site da APAC, clique aqui.

 

Texto elaborado por:

Roni Guedes – Meteorologista da APAC