• Região Metropolitana 23°C 32°C
  • Mata Norte 22°C 32°C
  • Mata Sul 22°C 33°C
  • Agreste 18°C 34°C
  • Sertão de Pernambuco 17°C 35°C
  • Sertão de São Francisco 20°C 35°C
  • Fernando de Noronha 26°C 32°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Agrometeorologia

Fração de Cobertura Vegetal

 

O monitoramento dos processos dinâmicos da superfície terrestre exige observações globais da estrutura e do funcionamento da vegetação. Os Índices de vegetação são muito úteis para realizar esse monitoramento. Usando os dados de reflectância do instrumento MSG/SEVIRI, é possível estimar tais variáveis ​​de vegetação de forma consistente em grandes regiões e por longos períodos de tempo.

A Fração de Cobertura Vegetal (FVC) corresponde à fração do solo coberta por vegetação verde e varia entre 0% e 100%. Com a FVC, a extensão espacial da vegetação é quantificada sem levar em consideração as características multicamadas do dossel da vegetação (Carslon & Ripley 1997). Por ser independente da direção da iluminação e sensível à quantidade de vegetação, a FVC é um ótimo candidato para a substituição de índices clássicos de vegetação para o monitoramento de ecossistemas.

FVC7202111 ANIMATION

A FVC está relacionada com a partição entre a contribuição do solo e da vegetação para emissividade e temperatura. Esta propriedade é necessária para descrever processos da superfície terrestre e esquemas de parametrização de superfície usados ​​para previsão do tempo e clima. Além disso, a FVC é relevante para uma ampla gama de aplicações da biosfera terrestre tais como agricultura e silvicultura, gestão ambiental e uso do solo, hidrologia, monitoramento e gestão de riscos naturais, monitoramento da dinâmica vegetação-solo, condições de seca e extensão das cicatrizes de fogo.

Atualmente o produto FVC é gerado diariamente na resolução espacial total do instrumento MSG/SEVIRI e disponibilizado para o público na forma de uma média semanal e com um recorte do estado de Pernambuco. O produto é baseado nos três canais de ondas curtas (VIS 0.6 µm, NIR 0.8 µm, SWIR 1.6 µm) usando como entrada o parâmetro k0 de um modelo paramétrico BRDF (Bi-directional Reflectance Distribution