• Região Metropolitana 23°C 32°C
  • Mata Norte 22°C 32°C
  • Mata Sul 22°C 33°C
  • Agreste 19°C 34°C
  • Sertão de Pernambuco 19°C 34°C
  • Sertão de São Francisco 23°C 33°C
  • Fernando de Noronha 25°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

PISF

Tarifas

 

Tarifas

PISF

TARIFA FEDERAL

 

A tarifa do PISF será do tipo binomial, composta de Tarifa de Disponibilidade e Tarifa de Consumo.

 

De acordo com a Nota Técnica conjunta N°1/2017/COSER/SER/SAS:

    - Tarifa de Disponibilidade é decorrente da disponibilização de água para os Estados beneficiados e outros usuários, destinada a cobrir a parcela fixa da receita requerida, cobrada independente do uso. A parcela fixa da receita inclui custos e despesas que ocorrem mesmo sem o bombeamento de água e nela estão incluídos custos fixos, custos ambientais, despesas administrativas e taxa de administração.

    - Tarifa de Consumo é decorrente do consumo efetivo de água pelos Estados beneficiados e outros usuários, destinada a cobrir a parcela variável da receita requerida, cobrada em função do volume entregue. A parcela variável inclui custos e despesas que ocorrem quando há bombeamento de água e nela estão incluídos custos variáveis e taxa de administração.

Anualmente a ANA elabora nota técnica detalhando o cálculo da tarifa e a publica junto com uma resolução informando a tarifa a ser praticada pela Operadora Federal, naquele ano, e a planilha de cálculos que levou até o valor adotado.

A Operadora Federal iniciará a operação comercial com cobrança de tarifas após assinatura do contrato entre a Operadora Federal e a Operadora Estadual, aprovação do PGA pela ANA, assinatura e publicação do primeiro PGA, e comprovação da instalação, calibração e testes dos equipamentos de medição de vazões situados nas estações de bombeamento e nos Pontos de Entrega ativos no trecho que entrará em operação comercial (Resolução ANA 2.333/2017).

 

TARIFA ESTADUAL

 

Em construção...

 

PUBLICAÇÕES

 

TARIFA FEDERAL PARA O ANO 2021

    - Nota Técnica nº 2-2021-COSER-SRE - Definição da Receita Requerida e Tarifa Para Prestação do Serviço de Adução de Água Bruta do PISF

    - Resolução ANA n° 67/2021 - Aprova as tarifas para a prestação do serviço de adução de água bruta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, para o ano de 2021.

    - Planilha de Cálculo da Tarifa Federal para o ano de 2021 (elaborado pela ANA)

TARIFA DE 2020

    - Resolução ANA n° 11/2020 - Aprova as tarifas para a prestação do serviço de adução de água bruta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, para o ano de 2020.

    - Nota Técnica nº 02/2020/COSER/SRE - Definição da Receita Requerida e Tarifa Para a Prestação do Serviço de Adução de Água Bruta do PISF

    - Planilha de Cálculo da Tarifa Federal para o ano de 2020 (elaborado pela ANA)

TARIFA DE 2019

    - Resolução ANA n° 006/2019 - Aprova as tarifas para a prestação do serviço de adução de água bruta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF, para o ano de 2019.

    - Nota Técnica nº 02/ 2019 - Definição da Tarifa a Ser Cobrada pela Operadora Federal no Ano de 2019 para Prestação do Serviço de Adução de Água Bruta do PISF

    - Planilha de Cálculo da Tarifa Federal para o ano de 2019 (elaborado pela ANA)