SNISB
Segurança de BarragensO Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB) tem por objetivo registrar as condições de segurança de barragens em todo o território nacional, dispondo de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações de barragens em diferentes fases de vida (construção, operação ou desativadas), para diferentes usos e com diversas características técnicas.
Trata-se de um instrumento da Política Nacional de Segurança de Barragens, e em Pernambuco, o cadastro de novas das barragens construídas em rios de domínio estadual está sob a responsabilidade da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Os empreendedores das barragens são os responsáveis legais pela segurança da barragem, e devem manter atualizadas as informações relativas às suas barragens junto à entidade fiscalizadora e no SNISB.
O SNISB permite o cadastro de barragens com informações mínimas como nome, coordenadas e uso principal. Outras informações necessárias à gestão da segurança, como altura, volume e empreendedor deverão ser incluídas ao sistema visando a melhoria da completude de informações cadastrais. O SNISB é uma ferramenta disponível à sociedade que permite a consulta de painéis iterativos, planilha de dados e mapas das barragens cadastradas.
Os Painéis Iterativos são compostos por gráficos filtráveis por diversos parâmetros como UF, município, órgão fiscalizador, empreendedor, Dano Potencial Associado, Nível de Perigo Global e outros.
A Planilha de Dados permite que usuários baixem a lista completa e atualizada de barragens cadastradas no SNISB, onde irão constar as informações públicas sobre a barragens, inclusive nome, coordenadas, empreendedor e entre outras.
O Mapa Iterativo das barragens cadastradas no SNISB possibilita visualizar a distribuição espacial dos empreendimentos, bem como identificação visual da Categoria de Risco. Ao clicar em um ponto do mapa é possível obter informações da barragem e do empreendedor, inclusive saber a data da última inspeção de segurança, e se o Plano de Segurança foi apresentado.