• Região Metropolitana 22°C 28°C
  • Mata Norte 21°C 30°C
  • Mata Sul 17°C 29°C
  • Agreste 16°C 29°C
  • Sertão de Pernambuco 13°C 32°C
  • Sertão de São Francisco 16°C 34°C
  • Fernando de Noronha 24°C 31°C

Agência Pernambucana
de águas e clima  

Segurança de Barragens

SNISB

 

SNISB

Segurança de Barragens

O Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB) tem por objetivo registrar as condições de segurança de barragens em todo o território nacional, dispondo de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações de barragens em diferentes fases de vida (construção, operação ou desativadas), para diferentes usos e com diversas características técnicas.

Trata-se de um instrumento da Política Nacional de Segurança de Barragens, e em Pernambuco, a inserção de informações das barragens construídas em rios de domínio estadual está sob a responsabilidade da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Os empreendedores das barragens são os responsáveis legais pela segurança da barragem, e devem manter atualizadas as informações relativas às suas barragens junto à entidade fiscalizadora.

No primeiro momento o foco do SNISB são barragens com informações mínimas necessárias à gestão da segurança, como altura, volume e empreendedor. O sistema permite à sociedade consultar painéis iterativos, planilha de dados e mapas das barragens cadastradas.

Os Painéis Iterativos são compostos por gráficos filtráveis por diversos parâmetros como UF, município, órgão fiscalizador, empreendedor, Dano Potencial Associado, Nível de Perigo Global e outros.

A Planilha de Dados permite que usuários baixem a lista completa e atualizada de barragens cadastradas no SNISB, onde irão constar as informações públicas sobre a barragens, inclusive nome, coordenadas, empreendedor e entre outras.

O Mapa Iterativo das barragens cadastradas no SNISB possibilita visualizar a distribuição espacial dos empreendimentos, bem como identificação visual da Categoria de Risco. Ao clicar em um ponto do mapa é possível obter informações da barragem e do empreendedor, inclusive saber a data da última inspeção de segurança, e se o Plano de Segurança foi apresentado.